Textos da Artista


  • O que lembrar? [Mostra de Videodança: Memória de um futuro]
    A ativação de uma memória e a expectativa de uma futura lembrança são coisas que nos remetem a um modo peculiar de lidar com o tempo. Em um movimento que pode ser pessoal ou coletivo, é como se descobríssemos que há algo cíclico na relação com o tempo. Como se […]
    Read More
  • Da palma da mão à projeção
    Texto curatorial para a Mostra Danças para todas as telas Mostra de Videodança para a Bienal de Dança do SESC [2021] Curadoria de Isis Gasparini, Rodrigo Gontijo e Vanessa Hassegawa   Da palma da mão à projeção Foi na palma da mão. Sim, na palma da mão que boa parte da […]
    Read More
  • Sob o risco de perder o encontro com a aurora
    sob o risco de perder o encontro com a aurora O que está em risco? No dia em que escrevo este texto, contamos no Brasil 557.223 pessoas mortas em 287 dias por um vírus e por uma ignorância que nos tira o fôlego. Para essa exposição, não bastava dar corpo […]
    Read More
  • Vértices|Vetores: lugares e trajetos do olhar no espaço do museu
    Dissertação de Mestrado em Poéticas Visuais Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo (ECA-USP) registros da exposição PDF exposição Material_Mestrado
    Read More
  • Gesto Leirner (Duchamp) Lacaz
    Texto publicado no Catálogo “Ready Made in Brasil. A ressonância mórfica duchampiana brasileira” Daniel Rangel e Têra Queiroz (orgs.) N+1 arte cultura. 1ª edição – São Paulo, 2018. e na Plataforma Forum Permanente *** Relato crítico do 2º Ciclo de Palestras Ready Made in Brasil – Por Isis Gasparini   […]
    Read More
  • Museu mise-en-scène
    [Coletivo Ágata, 2017] Exposição Museu mise en scène na Zipper Galeria Projeto Zip’Up Estar sob o regime dos dispositivos, este mesmo que nos faz­­­­ perceber que estamos numa galeria de arte e tudo o mais em que isso implica, é uma condição do jogo de pelo menos parte das exposições […]
    Read More
  • Diáfano: sobre a materialidade da luz e a opacidade dos dispositivos museológicos
    Apresentado no Seminário Da percepção à palavra: luz e cor na História da Arte e publicado nas atas do XI Encontro de História da Arte – Unicamp   Diáfano: sobre a materialidade da luz e a opacidade dos dispositivos museológicos. [resumo da comunicação]   Dentro do museu, a luz natural […]
    Read More
  • Novas histórias de fantasmas em Paris
    [Isis Gasparini, 2014. Texto publicado no blog Dobras Visuais, de Livia Aquino]   Vista da exposição Nouvelle Histoires de fantômes, Palais de Tokyo, Paris, 2014. Há alguns anos minha pesquisa como artista se volta para o modo como o olhar assume formas complexas diante de uma obra de arte, envolvendo dinâmicas […]
    Read More
  • Chez Bob Wilson
    No início de Fevereiro, logo ao chegar na Residência em Paris, visitei as exposições Gaga Portraits e Living Room, ambas de Robert Wilson, no Museu do Louvre. Alguns aspectos foram muito marcantes nessa experiência: a maneira como o artista lida com o espaço do museu dialogando com sua coleção, a […]
    Read More
  • Uma Exposição na Época de sua Reprodutibilidade Técnica [tradução]
    [trad. independente Isis Gasparini, 2015] *para fins de estudo e pesquisa, não reproduzir. Texto de Georges Didi-Huberman publicado na Revista do Palais de Tokyo n.19, 2014 [baixar o pdf]  
    Read More
  • Do Vazio à Experiência
    [Por Isis Gasparini, Paris 2014]   |Museu do Louvre e Grand Palais|   Há algumas semanas, retornei ao Louvre, lugar que já me colocou muitas questões. Desta vez, fui acompanhada de uma amiga que passou por lá há 14 anos, tendo também uma experiência marcante. Começamos o percurso juntas e, […]
    Read More
  • Corpo vidente, corpo visível
    [Isis Gasparini, 2013] Trabalho de conclusão da Pós-Graduação em Fotografia da FAAP, 2014 [baixar o pdf]
    Read More
  • Olhar Outro
    [Isis Gasparini, 2011] Monografia de conclusão do bacharelado em Artes Plásticas da FAAP, 2011 [baixar o pdf]
    Read More