Textos Críticos
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Desenredo
Por Ana Roman Museus e coleções de arte têm histórias para além daquelas que se inscrevem nos trabalhos em si. Conta-se, por exemplo, que o Hermitage, maior museu da Rússia, foi esvaziado às pressas durante a Segunda Guerra Mundial. Foram registrados, em fotografias da época, somente molduras apoiadas pelas […]Read More -
Se o tempo estiver favorável
_Por Juliana Monachesi, publicado na Select em Setembro/2022 [por ocasião da curadoria para o stand da Galeria ArteFasam na ArtRio] Um tempo breve. Alguns pares de semana. Foi o que me coube para entrar em contato, ver e falar com uma pequena constelação de artistas mulheres e seus fabulosos trabalhos. […]Read More -
O gesto de recolher o absurdo e o incomensurável do mundo
_Por Bianca Dias Texto escrito para Galeria Art Fasam, na ocasião da Feira Art Sampa, 2022 Carolina Colichio, Isis Gasparini e Julia da Mota são artistas que apostam numa trajetória em que os gestos recolhem do mundo sua instabilidade e radicalidade, sustentando interrogações poéticas e políticas que constroem outras […]Read More -
Esconder para revelar, revelar para esconder
Por Pollyana Quintella Há mais de vinte e uma mil imagens aqui, mas vemos pouco ou quase nada. Logo na entrada, um primeiro sólido nos inquieta. Não podemos manipulá-lo nem acessar seu interior, uma vez que foi encadernado em todos os seus lados. Vislumbramos apenas algumas pistas de seu conteúdo […]Read More -
Norte, um pouco a Oeste (invenções minimalistas)
Por Rubens Fernandes Junior Norte, um pouco a Oeste (invenções minimalistas) Isis Gasparini tem um olhar inquieto e aventureiro. Esta exposição, Norte, um pouco a Oeste, reúne fragmentos de três ensaios – Travessia, Vermelho e Era […]Read More -
Era preciso o corpo olhar para fora
Por Gisele Bento Fernandes * Texto curatorial realizado para a exposição individual “Era Preciso o Corpo Olhar para Fora” no Escritório de Arte Fasam, Belo Horizonte-MG. Era preciso o corpo olhar para fora “Meu olhar é corpo” Isis Gasparini Fotografia e dança. Linguagens da arte que parecem trilhar […]Read More -
Descortino no Museu
Por Nina Clarisse [sobre a exposição Museu mise-en-scène na Zipper Galeria, 2017] A possibilidade de ver as luzes de um céu estrelado se dá na medida em que mais escuro estiver ao nosso redor. A maior nitidez das luzes estelares é proporcional à escuridão que nos cerca. Na exposição museu […]Read More -
Exposição Museu mise-en-scène
Estar sob o regime dos dispositivos, este mesmo que nos faz perceber que estamos numa galeria de arte e tudo o mais em que isso implica, é uma condição do jogo de pelo menos parte das exposições de arte contemporânea. Mas tomar consciência disso mobiliza algo vívido em nós? Quando […]Read More -
Visões da Mona Lisa
[Thais Rivitti, 2015 VISIT. Curatorial Art Magazine, Canadá]. Coordenação editorial Alexandre Dias Ramos Tal como milhões de turistas que visitam anualmente o museu do Louvre, Isis Gasparini realizou, em 2010, seu retrato da Monalisa. Ou melhor, Monalisas. “Le Gioconde”, em italiano, no plural, é um conjunto de três fotografias, feitas […]Read More -
Revista OLD | Diáfano, Portfolio
[OLD n. 51, 2015] Portfólio acompanhado de entrevista sobre a obra ‘Diáfano’ publicado pela revista old. ISIS GASPARINI Diáfano Isis produziu a série Diáfano durante uma residência de seis meses na Cité Internationale des Arts, em Paris. A série explora a ambiguidade na construção das mostras em alguns dos principais […]Read More -
O olhar como performance
[Ronaldo Entler , 2011. Texto publicado no site Icônica] A atividade do olhar é normalmente entendida como captação discreta e passiva dos movimentos do mundo. Mas o próprio olhar é movimento, como diz Alfredo Bosi, “com propriedades dinâmicas de energia e calor graças a seu enraizamento nos afetos e na vontade” […]Read More