Textos


  • Era preciso o corpo olhar para fora

    * Texto curatorial realizado para a exposição individual “Era Preciso o Corpo Olhar para Fora” no Escritório de Arte Fasam, Belo Horizonte-MG. Por Gisele Bento Fernandes   Era preciso o corpo olhar para fora   “Meu olhar é corpo” Isis Gasparini   Fotografia e dança. Linguagens da arte que parecem […]
    Read More
  • Vértices|Vetores: lugares e trajetos do olhar no espaço do museu

    Dissertação de Mestrado em Poéticas Visuais Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo (ECA-USP) (versão em PDF para download) Vertices_Vetores_Isis_Gasparini_ECA_USP_2017 registros da exposição PDF exposição Material_Mestrado
    Read More
  • Gesto Leirner (Duchamp) Lacaz

    Texto publicado no Catálogo “Ready Made in Brasil. A ressonância mórfica duchampiana brasileira” Daniel Rangel e Têra Queiroz (orgs.) N+1 arte cultura. 1ª edição – São Paulo, 2018. e na Plataforma Forum Permanente *** Relato crítico do 2º Ciclo de Palestras Ready Made in Brasil – Por Isis Gasparini   […]
    Read More
  • Descortino no Museu

    Por Nina Clarisse [sobre a exposição Museu mise-en-scène na Zipper Galeria, 2017] A possibilidade de ver as luzes de um céu estrelado se dá na medida em que mais escuro estiver ao nosso redor. A maior nitidez das luzes estelares é proporcional à escuridão que nos cerca. Na exposição museu […]
    Read More
  • Museu mise-en-scène

    [Coletivo Ágata, 2017] Exposição Museu mise en scène na Zipper Galeria Projeto Zip’Up Estar sob o regime dos dispositivos, este mesmo que nos faz­­­­ perceber que estamos numa galeria de arte e tudo o mais em que isso implica, é uma condição do jogo de pelo menos parte das exposições […]
    Read More
  • Visões da Mona Lisa

    [Thais Rivitti, 2015 VISIT. Curatorial Art Magazine, Canadá]. Coordenação editorial Alexandre Dias Ramos Tal como milhões de turistas que visitam anualmente o museu do Louvre, Isis Gasparini realizou, em 2010, seu retrato da Monalisa. Ou melhor, Monalisas. “Le Gioconde”, em italiano, no plural, é um conjunto de três fotografias, feitas […]
    Read More
  • Revista OLD | Diáfano, Portfolio

    [OLD n. 51, 2015] Portfólio acompanhado de entrevista sobre a obra ‘Diáfano’ publicado pela revista old. ISIS GASPARINI Diáfano Isis produziu a série Diáfano durante uma residência de seis meses na Cité Internationale des Arts, em Paris. A série explora a ambiguidade na construção das mostras em alguns dos principais […]
    Read More
  • Novas histórias de fantasmas em Paris

    [Isis Gasparini, 2014. Texto publicado no blog Dobras Visuais, de Livia Aquino]   Vista da exposição Nouvelle Histoires de fantômes, Palais de Tokyo, Paris, 2014. Há alguns anos minha pesquisa como artista se volta para o modo como o olhar assume formas complexas diante de uma obra de arte, envolvendo dinâmicas […]
    Read More
  • Chez Bob Wilson

    No início de Fevereiro, logo ao chegar na Residência em Paris, visitei as exposições Gaga Portraits e Living Room, ambas de Robert Wilson, no Museu do Louvre. Alguns aspectos foram muito marcantes nessa experiência: a maneira como o artista lida com o espaço do museu dialogando com sua coleção, a […]
    Read More
  • Uma Exposição na Época de sua Reprodutibilidade Técnica

    [trad. Isis Gasparini, 2015] Texto de Georges Didi-Huberman publicado na Revista do Palais de Tokyo n.19, 2014 [baixar o pdf] (não compatível com o navegador Safari)
    Read More
  • Do Vazio à Experiência

    [Por Isis Gasparini, Paris 2014]   |Museu do Louvre e Grand Palais|   Há algumas semanas, retornei ao Louvre, lugar que já me colocou muitas questões. Desta vez, fui acompanhada de uma amiga que passou por lá há 14 anos, tendo também uma experiência marcante. Começamos o percurso juntas e, […]
    Read More
  • Corpo vidente, corpo visível

    [Isis Gasparini, 2013] Trabalho de conclusão da Pós-Graduação em Fotografia da FAAP, 2014 [baixar o pdf]
    Read More
  • Olhar Outro

    [Isis Gasparini, 2011] Monografia de conclusão do bacharelado em Artes Plásticas da FAAP, 2011 [baixar o pdf]
    Read More
  • O olhar como performance

    [Ronaldo Entler , 2011. Texto publicado no site Icônica] A atividade do olhar é normalmente entendida como captação discreta e passiva dos movimentos do mundo. Mas o próprio olhar é movimento, como diz Alfredo Bosi, “com propriedades dinâmicas de energia e calor graças a seu enraizamento nos afetos e na vontade” […]
    Read More