Textos


Textos Críticos

• Desenredo [por Ana Roman, 2023]

Se o tempo estiver favorável [por Juliana Monachesi, 2022]

O gesto de recolher o absurdo e o incomensurável do mundo [por Bianca Dias, 2022]

Esconder para revelar, revelar para esconder [por Pollyana Quintella, 2021]

Norte, um pouco a Oeste: invenções minimalistas [por Rubens Fernandes Junior, 2019]

Era preciso o corpo olhar para fora [por Gisele Bento, 2019]

Descortino no Museu [por Nina Clarisse, 2017]

Museu mise-en-scène, [por Coletivo Ágata, 2017]

Diáfano | Portfólio Isis Gasparini, [por Revista OLD, 2015]

Visões da Mona Lisa [por Thais Rivitti para Visit Curatorial Art Maganize – Canadá, 2015]

O olhar como performance [por Ronaldo Entler para Icônica, 2011]

Textos Autorais

O que lembrar? [texto curadoria Mostra de Videodança: Memória de um futuro, SESC – 2022]

Da palma da mão à projeção [texto curadoria Mostra Danças para todas as Telas, Bienal de Dança do SESC – 2021]

Sob o risco de perder o encontro com a aurora [exposição individual na Câmara de Cultura de SBC – 2021]

• Fundo do Olho. Vol.1 [publicação independente – Goma Agrupa – 2020]

Gesto Leirner (Duchamp) Lacaz [catálogo exposição Ready Made in Brasil, FIESP – 2018]

Vértices|Vetores: lugares e trajetos do olhar no espaço do museu [Dissertação de Mestrado, ECA-USP – 2017]

Diáfano: sobre a materialidade da luz e a opacidade dos dispositivos museológicos [XI Encontro de História da Arte – EHA UNICAMP – 2015]

Novas histórias de fantasmas em Paris [site Dobras Visuais – 2014]

Uma Exposição na Época de sua Reprodutibilidade Técnica [tradução – 2014]

Chez Bob Wilson [Residência Artística Cité Internationale des Arts – 2014]

Do Vazio à Experiência [Residência Artística Cité Internationale des Arts – 2014]

Corpo vidente, corpo visível [Monografia pós-graduação, FAAP – 2012]

Olhar Outro [monografia graduação, FAAP – 2011]