Bio | cv
Isis Gasparini é artista, mãe, pesquisadora nas áreas da Dança e das Artes Visuais. Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (PPGAC-ECA-USP, 2024–), é mestre em Poéticas Visuais (ECA-USP, 2017), bacharel em Artes Plásticas e especialista em Fotografia pela FAAP (2011 e 2013). Com formação técnica em dança, leciona aulas práticas há 20 anos, além de ter atuado como bailarina em companhias e colaborar com diversos projetos independentes.
Interessada nas relações entre corpo, espaço e movimento, seus trabalhos articulam imagem, desenho, luz e trajetos, em materialidades diversas assumindo o olhar como uma performance que implica todo o corpo. Explora os potenciais do espaço expositivo como campo coreográfico, compreendendo-o como um agente que interfere politicamente nas relações entre espectadores e obras. Transita entre as linguagens da instalação, do audiovisual e da coreografia, criando situações sensíveis de presença e deslocamento em conjuntos de obras que se reconfiguram de acordo com o espaço em que são apresentadas.
Desde 2010, participa de exposições no Brasil e no exterior, com obras que integram acervos como os do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA-RJ), Museu de Arte Brasileira (MAB-SP), Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), Museu Paranaense (MuPa), Museu de Arte do Rio (MAR), Instituto Moreira Sales (IMS) e Biblioteca Panizzi (Reggio Emilia, Itália).
Entre suas exposições e ações recentes estão: Os Ventos do Norte não Movem Moinhos (com Geórgia Kyriakakis na Galeria Raquel Arnaud, 2024); a individual Desenredo no Museu de Arte Brasileira (MAB-SP, 2023); e o comissionamento de obras para o acervo do Museu Paranaense que integram a mostra Objeto Sujeito (2023-); Também participou dos Programas de Residência Artística da Cité Internationale des Arts (Paris, 2014); 7th Choreographic Coding Lab (Belo Horizonte, 2016); residiu em ateliê no Brooklyn, Nova York (2019); Intervalo na Casero (Itatiaia-RJ, 2021); Projeto Ocupação no Hermes Artes Visuais (São Paulo, 2022–2023); 3ª Residência Artística Usina Luis Maluf (São Paulo, 2024).
Foi curadora das mostras Danças para todas as Telas (Bienal de Dança do SESC, 2021) e Memória de um Futuro (SESC Sorocaba, 2022), além de ter sido contemplada pelo Edital ProAC com o projeto Coreografia para além da Dança (2021) e pelo programa Mezanino Aberto do MAB-SP (2022). Atuou em ações formativas como o curso Coreografia das imagens: compor o espaço a partir do corpo no Instituto Moreira Sales (2023); o Lab Danças para todas as telas: partilhas (Bienal do SESC, 2022) e a ação formativa para os mediadores da exposição Objetos Coreográficos de William Forsythe (SESC Pompeia, 2019).
Entre 2018 e 2022, integrou o corpo docente da pós-graduação nas Universidades Estácio de Sá e USCS. Orienta e colabora com artistas, ministrou oficinas e realizou processos de orientação em instituições como o Programa Vocacional, Fábricas de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Caixa Cultural e Fundação Bienal de São Paulo.
CV
Isis Gasparini, 1989
Formação Acadêmica
2024- Doutorado em Artes Cênicas, linha de pesquisa: Teatralidade e Performatividade – ECA-USP, SP.
2017 Mestrado em Artes, linha de pesquisa: Poéticas Visuais – ECA-USP, SP.
2014 Pós-Graduação em Fotografia – FAAP, SP.
2011 Graduação em Artes Plásticas – FAAP, SP.
2006 Habilitação Profissional Técnica Maitre Ballet Clássico, Academia Tânia Ferreira, SP.
Exposições Individuais
2023
• Desenredo, acompanhamento curatorial e texto crítico Ana Roman | Museu de Arte Brasileira MAB-SP [contemplado pelo projeto Mezanino aberto]
2021
• Todo/Fração, curadoria Pollyana Quintella | Oma Galeria – São Bernardo do Campo-SP
• Sob o risco de perder o encontro com a aurora| Câmara Municipal de Cultura de S.B. Campo-SP
2019
• Norte, um pouco a Oeste, texto crítico de Rubens Fernandes Jr. | Galeria Poente – São José dos Campos-SP
• Era Preciso o Corpo Olhar para Fora, curadoria Gisele Bento | ArteFasam – Belo Horizonte-MG
2017
• Vértices/ Vetores in: ‘Para lá e Após’ | Espaço das Artes (USP) – São Paulo-SP
• Museu mise-en-scène, curadoria Coletivo Ágata | Zip’Up – Zipper Galeria – São Paulo-SP
Residências e Prêmios
2024
• Residência Artística na Usina Luis Maluf – São Paulo
2023
• Comissionamento para realização de obras que integram a exposição Objeto Sujeito no Museu Paranaense, Curitiba/Brasil com curadoria Pollyana Quintella, Felipe Villas Bôas e Richard Romanini.
2022
• Residência Artística Ocupação Hermes Artes Visuais – São Paulo
2021
• Residência Artística Intervalo na Casero – Parque Nacional de Itatiaia – Rio de Janeiro/Brasil
• Prêmio ProAC Lab 39
2019
• Atelie Brooklyn – Brooklyn-NY/Estados Unidos
2018
• Prêmio Mostra do Corpo Contemporâneo
2016
• Residência 7th Choreographic Coding Lab – Belo Horizonte/Brasil
2015
• Prêmio participação no 65º Salão Paranaense no Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
2014
• Prêmio/Residência Cité Internationale des Arts – Paris/França
• Prêmio ‘Medalha de Ouro’ em Fotografia no 22º Salão de Artes Plásticas Bruno Giorgi – Mococa/SP
• Prêmio Aquisição da Casa de Cultura Rogério Cardoso – Mococa/SP
2011
• Residência Ateliê 397 ‘2º Colônia de férias’ – São Paulo/SP
Acervos e Coleções
• Museu Paranaense MuPa – Curitiba/Brasil
• Museu de Arte Brasileira MAB-FAAP – São Paulo/Brasil
• Museu de Arte Contemporânea do Paraná MAC-PR – Curitiba/Brasil
• Museu de Arte do Rio MAR – Rio de Janeiro/Brasil
• Museu Nacional de Belas Artes MNBA- Rio de Janeiro/Brasil
• Museu de Belas Artes de Mococa – São Paulo/Brasil
• Instituto Moreira Sales – São Paulo/Brasil
• Galeria La Maudit – Paris/França
• Biblioteca Panizzi – Reggio Emilia/Itália
• Acervo Rotativo
Exposições Coletivas e Participações
2025
• A memória é uma paisagem contemplada de um comboio em movimento, curadoria Mario Gioia | Galeria Izabel Pinheiro – São Paulo/SP
• Abraço Coletivo, coordenação Paula Borghi e Ivan Padovani | Canteiro – São Paulo/SP
2024
• Os ventos do Norte não movem moinhos, de Geórgia Kyriakakis | Galeria Raquel Arnaud – São Paulo/SP